UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 21 de Setembro de 2017

CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES/CE - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE EDUCAÇÃO (CE) - CE

Projeto Político Pedagógico


Perfil Profissional:

Perfil do Profissional

O profissional formado pelo Curso de Bacharelado em Ciências das Religiões será um profissional capacitado a:

  •  Pensar o local simultaneamente com o global – O processo de globalização em curso recoloca em novos parâmetros as conexões presentes entre esses dois níveis da dimensão sócio-espacial, exigindo o desenvolvimento da capacidade de refletir, relacionar e agir tanto nos planos: local e regional, nacional e mundial.
  •  Exercitar uma efetiva visão multidisciplinar – A complexidade crescente da realidade social caminha no sentido contrário à compartimentalização do conhecimento. A cristalização limita a compreensão da realidade. Assim, é importante aceitar o desafio de articular conhecimentos, linguagens e práticas visando uma construção integradora.
  • Integrar subjetividade e objetividade – A realidade não pode ser reduzida apenas aos seus aspectos observáveis e quantificáveis. É preciso integrar significados, valores, emoções, sentimentos e motivações que movem a vida e fazem a complexidade do ser humano. O egresso estará apto a fazer uma leitura dialética da realidade, conjugando objetividade e subjetividade na análise e interpretação do fenômeno religioso.
  •  Ser simultaneamente agente e sujeito de sua formação – É fundamental que o egresso seja capaz de enfrentar os desafios trazidos pelas mudanças vertiginosas de um mundo globalizado e de uma sociedade altamente tecnicista. 
  •  Ser um Profissional competente – Mais do que em qualquer período da História, hoje se requer competência no desempenho do exercício profissional. O Curso de Graduação em Ciências das Religiões tem como eixo estruturador a pesquisa. A competência profissional está intimamente relacionada com a capacidade de buscar informações, processá-las, analisá-las e, a partir delas, propor análises explicativas. 
  •  Saber fazer uma reflexão crítica sobre o fenômeno religioso - Este, talvez, seja o principal aspecto a ressaltar na formação do egresso. Criticar significa duvidar, avaliar e estabelecer critérios para a reflexão. Isto implica em desenvolver uma atitude questionadora, contrária à aceitação de qualquer fundamentalismo. A dúvida é método da busca pelo saber. É ela que permite o desvendamento dos discursos, é ela quem previne a reprodução mecânica dos saberes que povoam nosso tempo midiático, sobretudo no universo religioso.

 

 

 

 

Área de Atuação:

Campo de Atuação Profissional

 

          O bacharel em Ciências das Religiões poderá atuar como consultor junto a órgãos de pesquisa públicos e privados, organizações governamentais e não governamentais e entidades confessionais. Também pode prestar assessoria nos assuntos relacionados ao combate aos preconceitos e discriminações de caráter religioso.

Competências e Habilidades do Profissional:

Competências e Atitudes e Habilidades

 

O egresso do Curso de Bacharelado em Ciências das Religiões será capaz de:

• Identificar, questionar e se posicionar frente aos problemas religiosos que emergem da realidade social no mundo contemporâneo;

• Compreender os conflitos de matriz religiosa que se apresentam como sócioculturais e políticos, no passado e no mundo contemporâneo.

• Elaborar uma reflexão crítica sobre a interconexão entre a teoria, a pesquisa e a prática religiosa.

• Desenvolver as habilidades e competências necessárias para a pesquisa de temas e textos religiosos.

Metodologia:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Sistema de Gestão do Curso:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Avaliação do Curso:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Projeto Político Pedagógico:
Baixar Arquivo

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2017 | sigaa-c.bbn.ufpb.br.sigaa-c | v2.29.7