UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 23 de Novembro de 2017

PSICOPEDAGOGIA (BACH) (BACHARELADO)/CE - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE EDUCAÇÃO (CE) - CE

Projeto Político Pedagógico


Perfil Profissional:

Perfil do Profissional

       O psicopedagogo é um profissional que atua preventivamente nas escolas, nos cursos de formação, auxiliando o professor nas condições de aprendizagem dos alunos. De forma curativa atende a criança e adolescente com distúrbios de aprendizagem. E de forma preventiva, como profissional, nas instituições escolares, colabora de forma integrada no planejamento escolar, realizando atividades de intervenções psicopedagógicas.

      Na construção do perfil profissional do psicopedagogo, na ótica da interdisciplinaridade, participa como elemento atuante nas definições das funções profissionais frente ao ato pedagógico de aprender. Participa ainda na escola, nas situações de insucesso escolar, mobilizando condições pedagógicas para intervenção. Considerado hoje, o profissional do futuro, o psicopedagogo tem também como função, melhorar os mecanismos de aprendizagens em crianças e adolescentes.

3.

Área de Atuação:

 Campo de Atuação

          As Competências, Atitudes e Habilidades, que fazem parte das ações do psicopedagogo, expressam a importância em avaliar o potencial educativo do aluno nas áreas das habilidades e potencialidades relacionadas aos aspectos cognitivos e afetivos, emocionais e corporais.

       Cabe também a este profissional perceber as dificuldades de aprendizagem, realizando um diagnóstico psicopedagógico, e como desdobramentos, organizar atividades interventivas e oferecer sugestões para o planejamento pedagógico da escola.

Faz parte do seu trabalho, vivenciar e elaborar projetos individuais e grupais com atividades facilitadores de aprendizagem, bem como, também desenvolver projetos institucionais onde seja oportunizada aos professores e equipe da escola para aprimorar a percepção de si e do outro, enquanto ser individual social e cultural.

       Faz parte do conjunto de suas atividades profissionais, a avaliação psicopedagógica circunstanciada em suas fases: anamnese, análise de material escolar, observação direta e indireta do desempenho do aluno, a fim de observar na área emocional, os períodos do desenvolvimento pessoal/social, manifesto no comportamento, os problemas de linguagem e na área cognitiva, a organização do pensamento, a capacidade de reflexão, e as dificuldades de raciocínio.

       Na área perceptivo-motora, o psicopedagogo deverá analisar como se realizam as interações sujeito-objeto e como os indivíduos interpretam e dão significado ao meio circundante.

       É fundamental no trabalho do psicopedagogo na escola, o relevante auxílio que oferece ao professor na construção de uma visão mais abrangente do aluno. E tendo por base que o objeto de estudo da Psicopedagogia é o fenômeno da aprendizagem, o psicopedagogo pode atuar em diversas instituições (escolas, universidades, hospitais e empresas) sejam elas públicas e privadas, assim como nos consultórios particulares e consultorias.

       Pode-se perceber então, que a Psicopedagogia se encontra presente praticamente em todas as áreas da atividade humana, tendo um destaque maior, devido a sua tradição, a Psicopedagogia na clínica, na escola, nas empresas, no hospital e nas instituições educativas de um modo geral. Em relação a sua terapêutica, a Psicopedagogia deve identificar, analisar, planejar, intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento.

Competências e Habilidades do Profissional:

 Competências, Atitudes e Habilidades

       

       Com base no Projeto de Lei 3124/97 e nas discussões da Comissão de Regulamentação e cursos da ABPp estão previstas as seguintes competências, atitudes e habilidades do psicopedagogo, sem prejuízo do exercício das atividades e atribuições pelos profissionais da educação habilitados na forma da lei:

1) intervenção psicopedagógica no processo de aprendizagem e suas dificuldades, tendo por enfoque o sujeito que aprende em seus vários contextos: da família, da educação (formal e informal) da empresa, da saúde.

2) realização de diagnóstico e intervenção psicopedagógica mediante a utilização de instrumentos e técnicas próprias de Psicopedagogia.

3) utilização de métodos, técnicas e instrumentos psicopedagógicos que tenham por finalidade a pesquisa, a prevenção, a avaliação e a intervenção relacionadas com a aprendizagem.

4) consultoria e assessoria psicopedagógica objetivando a identificação, a análise e a intervenção nos problemas do processo de aprendizagem.

5) supervisão de profissionais em trabalhos teóricos e práticos de Psicopedagogia;

6) orientação, coordenação e supervisão de cursos de Psicopedagogia.

7) coordenação de serviços de Psicopedagogia em estabelecimentos públicos e privados;

8) planejamento, execução e orientação de pesquisas psicopedagógicas.

 

Metodologia:
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Sistema de Gestão do Curso:
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Avaliação do Curso:
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Projeto Político Pedagógico:
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